sábado, 14 de novembro de 2009

Tempo de nascer de novo

É preciso ser gerado do Espírito de Deus


Algumas pessoas não entendem muito bem o que significa a expressão “nascer de novo”. Jesus a usou com um dos fariseus de nome Nicodemos. Esse homem procurou o mestre pela noite, certamente por ter medo de ser visto conversando com Jesus por alguém do templo, pois era um dos principais entre os judeus.

Nicodemos reconhecia Jesus como mestre e autoridade espiritual vinda de Deus por conta dos milagres que fazia. Na noite em que procurou Jesus disse-lhe que ninguém poderia fazer os sinais que Jesus fazia se Deus não estivesse com ele.

Jesus, porém, explicou a ele que se alguém não nascesse de novo, não poderia ver o reino de Deus. Sem entender absolutamente nada, Nicodemos achou que teria de voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez. Jesus explicou a ele que o nascimento a que se referia era o do batismo na água e no Espírito. E mais a frente esclareceu para Nicodemos que aquele que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

Compreendendo melhor, Jesus exortou a Nicodemos pelo fato de ele ser mestre em Israel e não ter entendimento para as coisas do Espírito. O que Jesus estava querendo que Nicodemos entendesse é que uma pessoa que vive na carne satisfaz os desejos desse mundo e jamais poderá entender as coisas do Espírito. Mas para aquele que vive em Espírito, não há dificuldade para reconhecer as coisas que vem do alto.
O homem só consegue alcançar o reino dos céus passando por uma restauração completa do seu modo de ser e agir. Isso inclui vida moral e espiritual.

Quando uma pessoa decide aceitar a Jesus como seu Senhor e único salvador, automaticamente se afasta de tudo que a dominava. Passando ela a dominar suas antigas fraquezas. Ela morre para os desejos do mundo e nasce para os desejos do espírito.

Mas o morrer para o mundo não compreende somente largar os vícios, deixar de falar palavrões, deixar de freqüentar lugares impróprios entre outras coisas óbvias. Muitos cristãos não compreendem que mudança de caráter não acontece do dia para a noite. É preciso empenho diário para ser transformado. Só o Espírito Santo é capaz de restaurar falhas como egoísmo, avareza, inveja, ciúme, problemas de gênio, entre outros inúmeros frutos da carne. E isso só acontecerá se o cristão for humilde e deixar Deus trabalhar em seu interior.

Reflexão: Deus não vê como o homem porque esse olha a aparência, mas o Senhor sonda o coração. Assim como Nicodemos, uma pessoa pode estar assiduamente dentro de uma igreja fazendo a obra de Deus e nem por isso ter nascido de novo. Quem morre para o mundo fala, olha, perdoa, pensa, age e procede igual a Jesus. Pois Nele está o seu alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário